26/04/2015

A Editora JBC quer o seu dinheiro


Hoje não estou aqui para falar dos animes da temporada. Venho pra falar do mercado brasileiro de mangás. Não vi ninguém comentando sobre isso e estou um pouco incomodado com a situação. Não vou me alongar muito na discussão, mas quero deixar uma pulguinha aqui para vocês se coçarem por algum tempo.

A Editora JBC comemora 20 anos de publicação de mangás neste ano.  Para comemorar resolveu deslanchar nas bancas neste ano de 2015.  Uma avalanche de mangás está chegando. A questão é: até onde uma editora pode ir pra agradar o público?

Não sei se todos os leitores deste blog estão a par da situação econômica de nosso país. Mas acontece que o dólar está lá em cima (chegou a cotar mais de 3 reais depois de quase 10 anos). O que quero discutir aqui é até onde esta quantidade de mangás cabe no nosso bolso.


Há muito tempo não tenho colecionado várias coleções de mangás e o motivo é muito simples: Mangá não enche minha barriga. Comparada a Editora Panini, a Editora JBC sempre foi conhecida por ter um preço mais elevado que a principal concorrente. 

Não quero com isso menosprezar a qualidade de nenhuma, pelo contrário. Sei que o mercado está aquecido com diversas publicações e com gêneros diversos para atender vários públicos. JBC e Panini, além das outras editoras, estão empenhadas em diversificar um mercado que, na minha opinião, já está mais do que consolidado no Brasil.


Agora o que não entendo é como, numa época de crise, as editoras insistem em lançar tantos títulos no mercado, com mangás com um preço um pouco mais elevado. OK, que é um ano especial para JBC, mas ela bem que poderia ter maneirado nessas publicações. Assim não há dinheiro que renda. Espero que ela não se arrependa de lançar tantos mangás e ninguém comprar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário