23/07/2010

Axis Powers Hetalia



PASTAAAAA!


Quem não gosta de um macarrão, pizza, ou qualquer outra massa da cozinha italiana? Não, não é sobre culinária que eu vou falar.


Em 2008 surgiu no Japão uma série de anime chamada Axis Powers Hetalia. Eis que tudo ia muito bem até começarem as polêmicas. Vamos ao enredo.


Hetalia conta de uma forma diferente e divertidíssima a história da humanidade, principalmente das Guerras Mundiais. Cada personagem da série representa um país, sendo que a personalidade de cada um é retratada nos costumes, roupas de cada país que representa. Com foco principal na Itália, o que torna a série mais engraça ainda.

A partir daí é que surgem as polêmicas. Mostrando um lado político que alguns países do oriente não gostaram nada chegando a proibir a exibição e publicação do mangá em seus territórios. Um exemplo foi a Coreia do Sul. A série possui episódios curto de 5 minutos. Só que voce vai vendo um, depois outro e quando percebe já assistiu uns 10 episódios de uma só vez.


Mas mesmo com toda a polêmica em torno da série vale a pena conferir. Prova disso é que a obra em mangá está para chegar ao Brasil pelas mãos da editora NewPop, só não se tem ainda uma data de publicação, mas com certeza já é um dos lançamentos aguardados deste ano.


NOTA: 9,5

21/07/2010

Fullmetal Alchemist Brotherhood

Fullmetal Alchemist é uma série de anime baseado no mangá homônimo de Hiromu Arakawa . Existem duas séries de anime, a primeira exibida por volta de 2004 e a segunda, Fullmetal Alchemist Brotherhoood exibida em 2009/2010. A primeira série conta apenas parte dos acontecimentos do mangá, enquanto a segunda segue fielmente a história original. Aqui tratarei apenas da segunda animação. Para simplificar usarei a sigla FMA2.


Alpnhonse Elric e Edward Elric tentaram fazer uma coisa proibida na alquimia: a transmutação humana. Em troca disso Al perdeu o seu corpo inteiro e Ed o braço direito. Para poder resgatar a alma de Al, Ed ainda sacrifica a sua perna esquerda. Agora a alma de Al vive em uma armadura enquanto Ed possui membros mecânicos. Só há uma maneira de trazer os seus corpos de volta que é usando a chamada pedra filosofal, que quebra as barreiras da alquimia, criando qualquer coisa sem precisar dar nada em troca. Os dois, então, partem em uma viagem para poder estudar mais sobre a alquimia e assim recuperar os seus corpos. No caminho eles enfrentarão os chamados Homúnculos, seres que possuem a pedra filosofal em seus corpos e são quase imortais.


Lógico que a história não fica só nisso. Muitos mistérios envolvendo os homúnculos surgirão. Além de personagens da história original que não apareceram na primeira série, como os habitantes de Xing, país vizinho a Amestris, entre outros. Muito sangue, lutas, conspirações envolverão os dois irmãos.


A série foi produzida pelo consagrado estúdio Bones (Eureka Seven), que também produziu a primeira série. A animação é excelente, a trilha sonora também, contando com artistas renomados do cenário pop japonês como Yui (Bleach). FMA é uma atração a parte no quesito trilha sonora (como esquecer de Melissa na primeira série?).

Para quem gosta de um bom shounen fica aí a dica de um excelente anime que merece ser apreciado sem moderação. =)

NOTA: 10,0

Gundam 00

Gundam 00 é mais uma série de anime da franquia de robôs gigantes.
A história se passa em 2307. Nessa era os combustíveis fosseis da Terra se esgotaram e a humanidade agora usa a energia solar como principal fonte. Para poder usar a energia do Sol, a terra teve que se dividir em três bloco econômicos para que fosse possível a instalação do sistema para o uso dessa energia: União, Liga Reformista da Humanidade e União Europeia. Meso assim esses bloco continuam guerreando entre si em busca de poder e territórios. Um grupo planeja cessar essas guerras e unir a humanidade: Celestial Being. Para isso eles usarão suas armas, os robôs conhecidos como Gundam.

É dessa premissa que parte Gundam 00, mas é lógico que as coisas não ficam só aí. Intrigas, mistérios, segredos, lutas, robôs gigantes, política, conflitos, tecnologia, traições, romances, tudo o que uma verdadeira série Gundam tem que ter e cumpre seu papel muito bem. Aqui estou falando apenas da primeira temporada, em breve falarei da segunda (Gundam 00 Second Season)

Há vários personagens clichês na séries, como o casal engraçado, o cara que sofreu na infância, a princesa indefesa. Que fique claro que cada personagem aqui cumpre o seu devido papel, mesmo que não pareça. Não tenho muito que reclamar da série. Não vejo que nenhum ponto que seja relevante criticar, mas com certeza tem. =).

Animação de primeira qualidade feita pelo Sunrise, personagens bem construídos e trilha sonora com batidas de pop e rock. Destacar a primeira abertura, da break’s Bell cantada por L’arc~en-ciel, precisa falar mais alguma coisa? Abertura que entra para o TOP de todos os tempos também. Mais uma série que marcou bastante.

NOTA: 9,0

19/07/2010

Bakemonogatari

Diferente de tudo o que voce já viu, Bakemonogatari se tornou um dos maiores sucessos comerciais de 2009 no Japão. Bakemonogartari é um trocadilho entre as palavras bekemono (monstro) e monogatari (fantasia). O título é uma série de light novels (livros ilustrados) de autoria de Nisio Isin e ilustrado por Vofan.

Posso dizer que Araragi Koyomi é o personagem principal desta história, ao lado de Senjougahara Hitagi. Araragi na verdade é um vampiro que quis se tornar humano assim, cercado de criaturas sobrenaturais que possuem o corpo de outras pessoas, Araragi vai ajudando essas pessoas a retomarem a su humanidade. Ele não as ajuda sozinho, Araragi conta com o apoio de Oshino, que o transformou em humano de volta. Na verdade todas as pessoas que Araragi ajuda são garotas. Cada uma com o seu problema. O interessante é que as possessões são sempre relacionadas a algum animal.

Apesar de ser meio sem noção, o anime segue sim uma linha de enredo. A série em si também brinca muito com os trocadilhos em japonês. No começo os fansubs talvez não conhecessem a série direito, mas depois já se acostumaram com o ritmo do anime e fica mais fácil entender as piadas. Na maioria do começo dos episódios sempre aparecem texto enormes, relacionados com o episódio, o que tem que dar pausa para poder ler e entender melhor o que se passa, já que a animação costuma ser muito rápida. Temos essa vantagem quando assistimos o episódio baixado se fosse assistir na TV aí seria mais complicado. =)

A série de TV foi concluída com 12 episódios e foram feitos outros 3 para serem exibidos pela internet, sendo que o último episódio, o 15, saiu agora em julho de 2010, praticamente 1 ano depois da exibição da série de TV.

Um detalhe especial é a trilha sonora do anime, com uma abertura especial para cada garota que Araragi ajuda, em seu respectivo episódio, além da abertura “original”, Staple Stable. Com muitos trocadilhos em japonês, piadas sarcásticas, uma animação de qualidade, cores vivas, personagens bem construídos e uma trilha sonora excelente. Tudo isso explica o sucesso de Bakemonogatari. Por ser um anime “sem noção”, não recomendaria para uma criança assistir. Bom para quem gosta de animes sem noção, esta aí uma ótima opção a ser recomendada.

18/07/2010