10/10/2020

Ataque dos Titãs Episódio 06

Episódio 06: O mundo que a garota presenciou. (Batalha de Trost Parte 2)

Eren foi devorado por um titã. O único sobrevivente da equipe foi Armin. A equipe de Connie aparece mas Armin não consegue dizer nada e sai vazado. Enquanto isso no portão de saída da cidade, para dentro da Muralha Rose, Mikasa segue defendo os civis dos titãs e tendo ainda que lidar com um comerciante arrogante que bloqueou a passagem tentando passar a mercadoria dele. Mikasa quase dá uma surra no cara e ele enfim libera a passagem. 

A partir daqui o episódio se volta para o passado de Mikasa, ao ser indagada por um superior sobre o que aconteceu com ela no passado para ela ser tão forte e fria. 



 

Um ano antes dos acontecimentos do início da série, em 844, Mikasa morava com seus pais em uma cabana no meio da floresta. É importante ressaltar aqui que Mikasa é mestiça entre a última mulher asiática e um "alemão" (eu acho). Isso é importante falar porque é por isso que os pais dela são mortos. Na verdade  intenção era matar somente o pai e tornar a mãe e a filha escravas sexuais mas a mãe acabou sendo morta. Quem descobre a chacina é Eren e o pai dele quando estavam indo fazer um visita médica de rotina.

Eren desce a montanha e acaba encontrando o cativeiro onde Mikasa estava sendo mantida. Eren mata dois dos sequestradores e Mikasa, vendo que Eren poderia morrer pelas mãos do terceiro, mata este último. A partir de então Mikasa vai morar com a família de Eren e surge a admiração pelo garoto que salvou a vida dela. 

Minha nossa! Esse anime é desgraça atrás de desgraça. Você não pode criar simpatia por ninguém nessa história visto que até o protagonista morreu kkk. To rindo mas é de nervoso. É engraçado ver a facilidade com que Eren mata dois dos bandidos. O moleque já era sangue nos olhos desde criança. Revoltado com a vida na muralha, se sentir um bicho em cativeiro, ver pessoas sendo mortas a troco de nada. Mesmo em uma situação como essa da humanidade em constante ameaça de extinção ainda existem serem humanos capaz de matar outros por ganância própria. Ele tá mais é que certo em matar sem piedade os bandidos. 




Só que a Mikasa não deve ser completamente "normal". Teve um efeito ali na hora que ela foi matar o bandido. Acho que ela deve ter alguma habilidade especial. O que pode explicar o fato de ela ser fodona em tudo o que faz. 

De volta ao presente, Mikasa continua matando os titãs sem saber que Eren está morto. Ela então se dirige ao local em que Eren estaria para saber como anda a situação por lá.

09/10/2020

Ataque dos Titãs Episódio 05

Episódio 05: A primeira batalha (Batalha de Trost Parte 1)

Eren agora vai dar uma surra no Titã Colossal? Talvez não. Estamos no começo da série. Ele pode ser o protagonista mas não é tão forte ainda. Mas uma coisa que ele percebeu no primeiro confronto com o titã é que ele é inteligente. Sim. Até então pensava-se que os titãs nãp tinham qualquer nível de inteligência mas a partir do momento em que o Colossal ataca para destruir os canhões de defesa, Eren percebe que o Titã não é tão burro quanto se achava.

 


Da mesma forma que aparece, o Titã desaparece. Isso deixa todos em estado máximo de alerta pois se repetir os acontecimentos de 845, o Titã Encouraçado pode aparecer para destruir a Muralha Rose. Nos preparativos para a batalha, ainda que como suporte, Armin está desesperado pois acha que não existe salvação para a humanidade. É preciso que Eren o acalme, mostrando confiança e determinação na extinção dos titãs.

Enquanto isso, mais ao interior do território vemos um novo personagem surgir: Comandante Pixis. Até que ponto esse comandante vai ser capaz de ajudar na batalha ainda não está claro. Talvez seja o clichê do velhinho poderoso dos animes. Mas neste episódio ainda não sabemos da verdadeira força dele apenas que ele se dirige ao distrito de Trost para ajudar na defesa.

 Os soldados recém-formados estão desesperados. Estão morrendo de medo de que o Encouraçado apareça. Novamente Eren aparece para dar uma voz de confiança aos companheiros. Eles treinaram duro durante três anos e quase estiveram a beira da morte por diversas vezes. Está mesmo na hora de mostrar de que são capazes de lutar. E Mikasa sempre querendo proteger Eren, pedindo a ele que não morra. Nosso protagonista parece também estar morrendo de medo mas ao mesmo tempo muito animado com a possibilidade de derrotar o inimigo e subir de posto mais rápido na carreira. 




A equipe de Eren parte pra cima dos Titãs. Entretanto eles levam uma surra. Vários morrem, o desespero bate. Armim não consegue lutar e fica paralisado. Nesses instante um titã o agarra e quase o devora se não fosse por eren entrar na boca do titã e resgatar Armin. Mas Eren permanece na boca do titã e acaba sendo devorado. Assim acaba o eísódio com a morte do protagonista (?) da história.

08/10/2020

Ataque dos Titãs Episódio 04

Episódio 04: Noite da cerimônia de graduação. (A humanidade ergue-se novamente Parte 2)

Ah! Agora sim o bicho começa a pegar. Ou seria o Titã? kkkk O bom de ter assistido a esse início de série lá em 2013 foi que eu já esqueci da emoção que era o final dos episódios de Ataque dos Titãs. Nunca fica de boa e quando de repente VRÁ! a virada no episódio vem. Pra quem nunca acompanhou o mangá a emoção que fica é demais.



 

No começo do episódio continuamos assistindo ao treinamento dos soldados. E vamos conhecendo mais detalhes de alguns personagens. Mas a sacada é legal de ver como que os acontecimentos mais recentes da série, os personagens e tal são mostrados no começo e reassistir fica claro como que os caras (e as minas) eram uns bando de cuz*es por terem feito o que fizeram. Que ódio! kkkk


Essa apresentação mais detalhada dos personagens é narrada pelo comandante da tropa. Ele vai dizendo o que cada um dos soldados tem de melhor. Esses soldados são os personagens principais da história, aqueles que terão um papel importante mais na frente da história.

Nesse episódio acho legal destacar um diálogo entre Eren, Berthold e Anne. A verdade é que somente os 10 melhores colocados da turma poderão servir de Guarda Vigia e estar na muralha mais interna, próximo ao Rei. E aí surge um ponto que até então não fazia sentido: os soldados são treinados para matar titãs mas os melhores são mandados para longe do campo de batalha? Qual a razão disso? E por isso Eren faz questão de seguir firme em seu Objetivo e entrar para Guarda Exploratória e ir atrás dos Titãs. 

A graduação chega, Eren está firme na decisão e acaba levando junto com ele outros companheiros. Enquanto não são oficializados em seus postos, Eren e mais alguns estão fazendo a manutenção dos equipamentos de defesa da muralha. Todos se sentem confiantes de que podem lutar e derrotar os titãs até que.... KABRUM um raio cai e quem surge? Ele mesmo! O Titão Colossal aparece depois de 5 anos dos acontecimentos do primeiro episódio, da que da cidade Zhiganshina. Eren está pronto para ter sua vingança. 




E o melhor é que dá um frio na barriga mesmo, sabe? kkkk um nervoso do que pode acontecer em seguida. Eu to achando ótimo isso porque eu não lembro com detalhes o começo da história.

07/10/2020

Ataque dos Titãs Episódio 03

Alguns meses se passam desde a queda do distrito onde Eren morava, Zhiganshina e o treinamento militar para se tornar um soldado combatente tem início. Muitos personagens, muitas histórias. Um episódio de apresentação de novos personagens que mudarão o destino de Eren.

 




Episódio 03: Uma turva luz em meio à desesperadora escuridão. (A humanidade ergue-se novamente Parte 1)

Nesse episódio começa o treinamento militar. Somos apresentados a vários outros personagens que serão mais ou menos importantes para a história. E nesse ponto é estranho notar com tem uns filhos da put* que lá na frente a gente vai ficar com ódio e que nesse começo de história conseguem ser muito dissimulados, se fingindo de bonzinhos. Enfim.


Como todo protagonista deve ser, Eren é fraco. Sim. Não consegue fazer o básico do treinamento e começa a se desesperar. Vai atrás de ajuda mas ninguém lhe dá bola jogando na cara coisas que ele disse como "se você é fraco, por que não vai embora?" ou "só os fortes devem ficar aqui". E buscando se aperfeiçoar, como última chance que tem de passar no treinamento básico e seguir adiante, é claro que ele vai conseguir e com louvor ainda. Se mostrando o fodã* mesmo com um equipamento danificado.


Dentre os muitos personagens a quem somos apresentados nesse episódio, vale destacar alguns: Sasha, que seria um alívio cômico mais explícito (a louca das batatas), e também a o início da amizade entre Eren e Bertolt e Reiner (difícil segurar a vontade de falar desses dois kkkk quem sabe, sabe). Os dois ajudam Eren dando palavras de incentivo, trocando histórias de superação para enfrentamento dos titãs. Ao que tudo indica serão grandes amigos no campo de batalha. À medida que esses outros demais personagens forem ganhando destaque na história venho contar sobre eles.

 


Nesse episódio também conhecemos agora alguns termos que serão fundamentais no enredo. Sabatinado por outros recrutas, Eren conta sobre o que aconteceu em Zhiganshina e os titãs que apareceram: o Titão Colossal, aquele sem pele e mais alto do que a muralha, e o Titã Encouraçado, que foi capaz de derrubar a Muralha Maria. Dois titãs extremamente importantes para a história e que agora possuem nomes. Com todos os personagens aptos no treinamento militar básico, que é manter a sustentação nas cordas, o episódio termina com uma cena mostrando que foi investido muito dinheiro na produção da série e para apreciação dos fãs, e não fãs da obra, com uma sequencia de voo entre as árvores nos veículos tridimensionais.

06/10/2020

Ataque dos Titãs Episódio 02


Segundo episódio! Aqui começamos a ter uma narradora (?) nos episódios, explicando detalhes da construção da história. Não sou muito fã deste tipo de narrativa mas acho que aqui dentro desse contexto esse recurso funciona bem. A partir de agora vou começar a ser mais preciso nos pontos que realmente considero importantes para entender a história. 

Episódio 02: Naquele dia (A queda de Zhiganshina Parte 2)

Sabemos agora que a humanidade não vive dentro de uma única muralha mas três: Maria, Rose e Sina (da mais externa para a mais interna). A Muralha Maria possui ainda pequenas ramificações que funcionam como cidades, servindo de isca para os Titãs CASO eles apareçam. E foi assim mesmo o primeiro episódio.




 

Hannes diz a Eren que o garoto não foi capaz de salvar a mãe porque é fraco, o que deixa o menino ainda mais nervoso, e que o soldado não lutou contra os titãs por falta de coragem. Nessa hora, Mikasa tem uma visão de algumas pessoas mortas e diz que "está acontecendo de novo." Quem são essas pessoas mortas? Ainda na fuga da cidade aparece um outro titã que tem uma cobertura encouraçada e quebra a muralha Maria. 

Nesse meio tempo, o Pai do Eren volta pra cidade e daí temos um sonho (?) do Eren com o pai lhe aplicando uma injeção e perguntando-lhe o porquê de estar fazendo aquilo. O pai diz à Eren que ele não pode se esquecer da chave e que um dia ele irá entender o que aconteceu. Só que ele acorda com a chave no pescoço que é a mesma chave que o Pai dele mostra no primeiro episódio na hora que está saindo de casa. Mas Mikasa diz a ele que ele não pode ter encontrado o pai. Será que ela teve as memórias apagadas?

Depois desse ataque os meses vão se passando. A quantidade de comida não é suficiente para tantas pessoas e muitas delas são mandadas em missão para tentar recuperar (matar os titãs) a muralha Maria, o que é vão. Ao final do episódio temos nossos 3 protagonistas iniciando a carreira militar para poder enfim serem fortes o suficientes para matar os titãs.





05/10/2020

Ataque dos Titãs Episódio 01

 

Com a estreia da 4ª e ÚLTIMA temporada de Ataque dos Titãs marcada para o dia 07 de dezembro de 2020, resolvi reassistir a série desde o início para lembrar os fatos e entender melhor a parte final. A partir de hoje, você poderá acompanhar aqui um comentário breve sobre cada episódio até chegarmos nos finalmente. 

Resolvi ressuscitar esse blog porque quero voltar a praticar a produção de texto em Língua Portuguesa. Não espere encontrar dessa vez dados técnicos do anime, pois a intenção é comentar somente sobre o enredo da história.

Se você está lendo provavelmente você já deve conhecer a obra e sabe que a qualidade visual do anime é melhor do que a média que estamos acostumados. Então sem mais demora, vamos ao episódio 01.

Episódio 01: Para você daqui a 2000 anos. A queda de Zhiganshina Parte 1

 

A série anime tem uma sequencia de abertura impactante: O olhar desesperado de um garoto, os gansos voando com tranquilidade e PAM! Surge a nossa frente um gigante maior do que a muralha que protege a cidade. Depois temos uma perseguição de alguns cavaleiros que enfrentarão outro titã no meio da floresta. E daí começa a abertura.

No início do episódio, somos colocados algumas horas antes do ocorrido na sequencia inicial. Conseguimos entender que há 100 não aparece um gigante dentro das muralhas. Somos apresentados ao protagonista Eren, sua irmã Mikasa que estavam colhendo lenha. Ao voltarem para vila se encontram com Hannes, um soldado que está bêbado. Eren fica puto porque como pode um soldado naquelas condições defender a população caso apareça um gigante. A discussão acontece e Eren filosofa que se sente um animal em cativeiro dentro daquelas muralhas, sem poder sair e conhecer o mundo.

Os cavaleiros que lutavam na sequencia inicial retornam para a vila mas não do jeito que Eren esperava. Eles são a Equipe de Exploração que sai dos limites da muralha para matar os titãs a fim de que a humanidade possa aumentar seu domínio de terras. Entretanto, a recepção heroica acaba se tornando depressiva pois todos estão muito feridos, uma mãe chora a morte do filho e Eren se sente um pouco decepcionado (talvez? Não consigo encontrar palavra melhor).

Em casa, com a família reunida, Mikasa relata que Eren pretende entrar para a Equipe de Exploração o que deixa a mãe nervosa. O pai fala que não se pode lutar contra o desejo do ser humano. Prestes a sair em viagem ele diz ao filho que quando voltar vai mostrar o que tem dentro do porão da casa (que parece ser um lugar proibido para os filhos entrarem).

Na rua, Eren e Mikasa encontram Armin, um garoto loiro que também tem questionamentos sobre o papel da humanidade na luta contra os gigantes. Os três conversam quando ouvem um baralho de explosão. Ao chegarem em uma rua, olham em direção à muralha e voltamos então para a sequencia de abertura do episódio. Um titã com mais de  50 metros, maior do que a muralha, surge, da um chute na parede abrindo um buraco e permitindo a entrada de outros gigantes (menores).

            Contudo, o chute do titã faz voar muitas pedras e uma delas acaba atingindo a casa de Eren e Mikasa e deixando a mãe presa nos escombros. Nesse momento, as crianças tentam salvar a mãe, mas um titã se aproxima. Hannes, o soldado bêbado do início do episódio surge para tentar salvar os três. Mas ao se deparar com o gigante fica amedrontado e volta para salvar apenas as crianças. Eren e Mikasa veem a mãe ser comida pelo titã e assim acaba o episódio.




 

    Como primeiro episódio acho incrível como a execução do anime consegue criar um clima de tensão no ar (lá pra frente que bicho pega, não é mesmo kkk) , de que algo pode acontecer a qualquer momento (e que de vai mesmo). As músicas de fundo, com essa ar medieval, meio coral ajudam na construção do clima da história. Acho que a pergunta mais importante nesse episódio é "como surgiu um titã desses tamanho?" que até então é surpresa para os próprios moradores da vila. 

    Enfim, pela qualidade acima da média na animação, pelas características visuais mesmo, a série já mostrava no primeiro episódio que vinha mesmo para ser um marco na indústria japonesa. E com certeza a quantidade de pessoas atingidas ao redor do mundo reflete o sucesso que a série faz e que ainda mais agora se aproxima do fim. Fiquei meio nostálgico vendo esse primeiro episódio já que na época da exibição eu estava em um momento bom da minha vida. 

    Até o próximo episódio. Espero que o texto não fique tão grande quanto este. Abraços.