27/02/2015

[RESENHA] Gokukoku no Brynhldr


Um protagonista homem, muitas mulheres que aparecem em sua vida, uma garota misteriosa. O anime tem um clima estranho no ar, não somente pela abertura apenas instrumental, mas pra quem curte animes faz tempo, percebe que não é estranhos os elementos apresentados. A solução de tal quebra-cabeça é que esta série tem por mesmo autor Elfen Lied. Sim, mais uma obra em mangá de Lynn Okamoto virou anime.


Quando criança, Murakami tinha uma melhor amiga chamada Kuroneko. Os dois gostavam muito de observar as estrelas e um dia Kuroneko disse ao amigo que lhe apresentaria extraterrestres de verdade. Quando os dois iam pelo caminho, um acidente ocorre e Kuroneko acaba falecendo. Anos mais tarde, uma garota se transfere para a sala de Murakami. O nome da garota é Kuroha Neko e a aparência é igual a de sua amiga de infância que morreu. Mas as semelhanças acabam aí e a garota deixa bem claro que os dois nunca se viram na vida e que é impossível que ela seja a tal amiga morta. Investigando mais a garota nova, Murakami acaba por descobrir que ela guarda segredos muito maiores do que sua própria identidade e que ambos se veem em meio a uma grande conspiração que pretende acabar com a raça humana.


Quando comecei a assistir este anime não sabia quem era o autor, nem da onde vinha (light novel, drama, original). No começo da série foi me batendo um deja vu, algo que me fazia sentir "ja vi algo assim em algum lugar", "parece até Elfen Lied", e até o fim da série não procurei saber o que era. Só depois que assisti que corri atrás das informações. E assim como o irmão mais velho, Gokukoku causa um certo estranho, uma sensação de que algo pode acontecer a qualquer momento, que alguma coisa vai explodir, alguém vai morrer. Ou seja, a morte parece rondar a história. Este é um caso sério de anime mal adaptado da versão original, mas me aterei somente a serie televisa, evitando comparações com o mangá original.


No começo da série somos apresentados ao casal principal da série e como discorre o desenvolvimento de suas personalidades. Um ponto legal é a convicção de Kuroha dizer a Murakami que é a tal amiga de infância, o que deixa muito puto, e até pensando um pouco obcecado em querer que a aluna nova seja sua amiga de infância. Se eu fosse a tal garota ficaria com muito medo de um moleque desses. O cara chega a ir até a casa dela, não mais com esta intenção, mas isso é o tipo de plot para dar continuação a história.


E a partir da casa dela, até então a única garota da série, é que começam a aparecer outras personagens pra virar com a vida de nosso protagonista, se bem que Murakami é bem mais convicto em suas atitudes do que Kouta de EL. Ponto para o autor por ter desenvolvido um protagonista que apesar de stalker, é determinado.


As garotas de anime são chamadas de "magas". Aparentemente, toda a garota que consegue escapar, acaba indo parar no laboratório de astronomia da cidade e Muarkami ainda se pergunta aonde que fica esse tal laboratório. Eu chutaria que seria algum lugar ali perto. Cada garota possui uma magia diferente, mas não é um poder ilimitado. Há certo limite de uso, e quando este limite acaba, elas se parecem com seres humanos normais.


Por ser uma obra do mesmo autor de EL, pode-se esperar algumas mortes horríveis, corpos mutilados, corpos derretendo, sangue pra tudo quanto é lado. E neste ponto, o anime consegue ser tão fofo quanto à produção de EL que deixou linda as meninas, mesmo ensanguentadas. 

No geral, o anime consegue criar uma historia bem coerente. O problema maior está na forma como a história foi adaptada do mangá, pois em muitos pontos dá pra se perguntar "Porque isso está acontecendo?", "Como viemos parar aqui?", "Isso é realmente necessário?". É este tipo de pergunta que faz a história do anime perder um pouco do sentido e parecer que tudo foi feito as pressas: "Por que a gente não faz uma farofada de toda a história do mangá e coloca na televisão? Isso é só material de divulgação mesmo."


Espero que o mangá não demore a chegar por aqui. Recomendo dar uma lida no mangá depois de assistir o anime. Dá pra entender muito mais da história, e no mangá não há censura nem de mortes, nem de peitinhos. EL já foi publicado por aqui, esta saber se o este também será.

3 comentários:

  1. Bem legal a sua resenha, sou grande fã de Elfen Lied e com certeza assim que tiver tempo darei uma chance a mais essa obra do autor que me mostrou o que realmente era uma obra Seinen ainda anos atrás.

    ResponderExcluir
  2. Preciso ver Elfen Lied hehe. Já assisti Gokukoku no Brynhldr e já tinha ficado de ver o Elfen Lied mas dropei logo no episódio 2. Eu curti o Gokukoku

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentário, Cirolol. Assista Elfen Lied mas também leia o mangá. A história que se segua após o anime é uma coisa muito louca. O traço do mangá e meio, muitos acham. Eu curto pra caramba.

    ResponderExcluir