06/04/2013

Aku no Hana: Por que tanto ódio?


Como assim estão reclamando da animação de Aku no Hana?

A temporada de animes começou. E com ela colocamos em cheque as nossas expectativas sobre tudo o que vem de novo lá do outro lado da Terra. E Aku no Hana está no meio deste turbilhão de emoções rss. Não conheço o mangá, então falarei apenas do anime aqui, certo?

A história envolve Kasuka, sua paixão secreta pela melhor aluna da classe, Saeki, e parece-me que envolverá outros alunos também. Aku no Hana do título diz respeito ao livro “As Flores do Mal” do escritor francês Charles Baudelaire, que num resumão trata da queda; a expulsão do paraíso, o amor, a morte, o tempo, o exílio e o tédio. Sentimentos estes mostrados pela visão do autor.

A animação da série foi feita por retroscopia. O que é isso? É quando se faz a filmagem com atores reais e depois se aplica uma animação por cima desta gravação, pra que assim, o traço fique mais próximo possível da realidade. Para isso, há uma perda da qualidade do traço para uma obra animada.

Mas aqui, penso que a animação usada combinou perfeitamente com a história criada e o modo como ela foi executada. O clima de suspense da série, principalmente no primeiro episódio onde você espera que algo pode acontecer a qualquer momento, ficou tão incrível, me prendeu tanto.

Pesquisei pela internet algumas imagens do mangá. O traço não traz nada de novo, então não acho que haja motivo para tanto burburinho em volta da animação usada e seu consequente design.

 

      

Aku no Hana já entrou na minha lista do coração. Lembrei-me de Boogiepop Phamtom quando comecei a assistir o episódio e espero que continue neste mesmo esquema, pois na minha opinião tem tudo para se tornar mais uma, entre as poucas, obras de arte já produzidas pelo mundo da animação japonesa.

 

@cahdal

Nenhum comentário:

Postar um comentário