11/04/2013

[RESENHA] Shin Sekai Yori




Shin Sekai Yori (Do Novo Mundo) é um anime de 25 episódios, transmitidos de setembro/2012 a março/2013. Foi produzido pelo estúdio A-1 Pictures e é baseado em uma light novel de autoria de Yusuke Kishi.



Mil anos no futuro, o Japão é um país de população predominantemente rural. Muita coisa aconteceu e agora as pessoas vivem em pequenos vilarejos por todo o país, sem qualquer mecanismo tecnológico.  As pessoas agora, possuem um poder especial chamado de Cantus. Esse poder é algo parecido com a telecinesia. Nesse universo, um grupo de crianças está começando a aprender como esse poder funciona e qual o papel delas na sociedade. Junto com os seres humanos, criaturas conhecidas como Bakenezumi convivem em harmonia (ou quase isso).

A principio, pelas imagens pode parecer um pouco infantil, até mesmo moe, mas o anime possui um longo período de tempo em sua história então não se preocupe, os personagens vão crescer, assim como a história.


Shin Sekai Yori, foi um tiro no escuro eu imaginava outra coisa quando fui assistir ao anime, talvez pelos trailers que saiam na época de seu lançamento, mas enfim, de qualquer forma, eu comecei a curtir os rumos que a história foi tomando.

Com uma abordagem não tão inédita assim, temos aqui um conflito do ser humano contra outras criaturas, os Bakenezumi, onde há uma grande questão filosófica onde o que torna o humano, Humano. Isso me lembra um texto que estava lendo esses dias na universidade. O título é “O que faz o brasil, Brasil?” de Roberto da Matta, onde nessa mesma comparação podemos discutir o que torna a letra minúscula em maiúscula.


Saki está rodeada de seus amigos e vê-se perdendo um a um. Por uma politica militarista das pessoas mais velhas da vila, há a necessidade de evitar que as crianças não fiquem “loucas” e usem seus poderes além do que lhes é permitido ou ensinado. Para isso, elas são educadas em uma escola especial quando há a manifestação de tal poder, algo que acontece ainda na infância.

Como se pode observar, Shin Sekai Yori não apresenta nenhum tema que já não tenha sido tratado em outras mídias. O diferencial da série é como foi abordado, mostrando uma passagem de tempo equivalente a uma vida nas personagens e como tudo isso afetou seus interesses, com um começo meio e fim.


Todo o clima de suspense criado, a animação, as cores mais pálidas, o design dos personagens, tudo isso foi devidamente colocadas em seus lugares para criarem a ambientação perfeita para a construção da história, que apesar de nos entreter, também nos faz pensar muito sobre a forma como devemos nos colocar perante a questão do que torna o humano, Humano.



@cahdal

Nenhum comentário:

Postar um comentário