25/12/2010

[RESENHA]Tokyo Magnitude 8.0


Tokyo Magnitude 8.0 é uma série original produzido pelo estúdio BONES (Eureka Seven, Fullmetal Alchemist Brotherhood), e na época de seu lançamento, verão de 2009, fez um incrível sucesso por tratar de um tema tão complexo e real do cotidiano japonês, os terremotos!

A história retrata o que aconteceria se um grande terremoto atingisse o Japão*. O terremoto atinge 8.0 graus na escala Richter e seu epicentro foi na baía de Tokyo. Antes de terremoto acontecer, Mirai, uma menina que não se dá bem com nada, nem com os pais, nem com o irmão e nem com a própria franja, é obrigada a levar seu irmão mais novo, Yuuki, para visitar uma feira de robôs, no inicio de suas férias escolares de verão. A feira era em Odaiba, aquela ilha artificial onde fica a sede da TV Fuji (que é retratada aqui, já que o anime foi transmitido no phodástico programa Noitamina, da emissora. Lembram-se do final de Digimon Adventure? =D).

Os dois se separam antes de ir embora, e foi quando mirai estava do lado de fora do local esperando seu irmão, que o fenômeno ocorre. Temos então o primeiro momento de tensão da história. Yuuki queria comprar um presente para sua mãe, já que era aniversário dela naquele dia, mas lá na barraquinha, outra moça, acaba querendo a mesma lembrança. Essa moça é Mari e ela acaba dando o presente para o garoto. Mais tarde depois do terremoto, Mirai adentra dentro do prédio para procurar Yuuki e acaba se encontrando com Mari. Mari então resolve ajudar a garota a encontrar o irmão. Mal sabiam os três que a partir daquele momento seus caminhos nunca mais seriam os mesmo. Com a ajuda de Mari, os três tentam voltar para suas casas, mas a cidade de Tokyo está completamente destruída.

A partir daí o anime mostra a relação dos japoneses perante uma tragédia e como eles se ajudam. O anime teve uma exaustiva pesquisa (como é falado no começo do episódio) de forma a mostrar algo mais realista. Podemos dizer que é um anime baseado em fatos reais, algo difícil de ver hoje em dia.

O traço é muito agradável e simples. Nada de cabelos coloridos, pessoas com corpos desproporcionais (quem assisti ecchi sabe o que eu quero dizer). A abertura é uma obra de arte à parte. E a musica cantada pelo Abingdon Boys School (Soul Eater, Sengoku Basara) faz um contraste excelente com o cenário de destruição!

Quem procura uma anime com uma temática mais adulta, esse eu recomendo. É um anime que com certeza vai entrar para a história.

*Na verdade, os estudos comprovam que um grande terremoto está para atingir o Japão nos próximos anos. Só que este é um fenômeno muito difícil de prever o momento exato em que vai acontecer, mas de qualquer forma, os japoneses estão preparados, ou se preparando, para enfrentá-lo

Um comentário:

  1. estúdio BONES cria praticamente só animes ótimos.

    sobre o terremoto,acho que quem escolhe ir morar em Tokyo sabendo disso é um retardado,cidade com prédios altos,parece um formigueiro, se desmorona um prédio o pessoal se prende no meio da multidão e se fode.

    ResponderExcluir