25/10/2010

[RESENHA]Serial Experiments Lain

Apesar dos contratempos aí está a resenha de hoje. (Até Meia-noite ainda é hoje =D)





Serial Experiments Lain é mais um daqueles animes que tentam roubar o título de Evangelion de anime mais noiado já produzido. E num é que ele quase chegou lá?

Lain é uma garota que vive numa família um tanto quanto “diferente”. O pai é um programador viciado que não sai de frente do computador e vive só para trabalhar. A mãe é uma madame, e a irmã é avulsa a todos eles. Quando uma aluna da escola onde Lain estuda e suicida, mensagens de emails começam a chegar para todos os alunos com o nome da garota que havia se matado. Lain, como já não é muito normalzinha começa a meio que se comunicar com a garota através da Wired (seria a nossa Internet). A partir daí o anime segue uma história triste, complexa, aonde Lain vai descobrindo o espaço virtual, junto com esta garota que está morta.

O anime até que é bem clarinho para o tema tratado. As cenas são claras, com cores vivas. Nada de preto ou cenas escuras. A história lembra um pouco a vista em Boogieopop Phantom, onde não se consegue distinguir o que é real, ou não.

A musica de abertura foi interpretada por uma banda inglesa chamada BOA. Obviamente com a letra em inglês. A de encerramento, já é em japonês.

A série tem um clima pesado. As cenas quase que estáticas, os pouco diálogos, deixam um tom carregado, com um suspense, de forma que quem a assiste é convidado a esquecer de todo o mundo exterior, pois uma piscada de olhos pode ser fatal para não entender mais a história. O anime é um silencio que só, talvez por isso o clima pesado. Aqui não temos aquelas musiquinhas de fundo, sendo que temos sequencias e sequencias de silencio puro, apenas a cena acontecendo, sem ter qualquer som. Confesso que ainda não entendi direito o final, por isso pretendo assisti-la de novo, acho que no ano vem, daí eu dou uma opinião mais concreta sobre esse anime.

O anime nos convida também a refletir sobre a relação que estamos construindo com a Internet. Jovens que só vivem para aquilo acabam se tornando escravos dentro da própria casa, pois não conseguem sair de frente de uma tela de computador, e acabam por prejudicar as relações com família, amigos e qualquer outro. Esquecem que existe um mundo real a ser vivido.

Para quem gosta de séries com um tema mais adulto, pesado, confuso, Lain é uma ótima opção.

NOTA: 8,0

3 comentários:

  1. li na net uma vez que esse animê serviu de inspiração para o matrix.

    mesmo com a note 8 o que vc escreveu pareceu interessante,acho que vou dar uma chance pra esse animê :)

    ResponderExcluir
  2. que RESENHA mais lixo...
    procura outra coisa pra vc fazer.

    Você:
    Serial Experiments Lain é mais um daqueles animes que tentam roubar o título de Evangelion de anime mais noiado já produzido. E num é que ele quase chegou lá?

    CARA FAZ O FAVOR DE SE ENTERRAR.


    ResponderExcluir