21/06/2013

[RESENHA] Persona 4: The Animation




Persona 4 The Animation é uma anime baseado no jogo de mesmo nome criado pela empresa Atlus para PS2. O anime foi produzido pela parceria de vários estúdios, entre eles Production IG. Como sempre, na resenha vou falar do anime apenas, pois nunca joguei o jogo, aliás, no universo otaku sou um herege por não gostar de games. Mas Angry Birds conta, né?



Em dias chuvosos, é possível assistir certo canal na televisão, onde seus vídeos são transmitidos apenas à meia-noite. O que esse canal mostra? Mostra pessoas que tiveram, de certa forma, grande destaque na mídia. Mas sera que são essas pessoas mesmo? Pois o canal sempre mostra tais pessoas de uma forma diferente de como elas costumas ser diariamente, e isso muito vezes está ligado a personalidade de cada um. O problema que vem a seguir é que quem aparece neste canal tende a morrer depois da aparição. Então elas não estão lá a toa, não é mesmo? Uma curiosidade deste canal é que ele permite a entrada de qualquer pessoa para dentro da televisão, em qualquer aparelho, levando a um mundo que é encoberto por uma névoa onde as pessoas mostram sua verdadeira personalidade, seja ela qual for.


Este é o plot inicial de persona 4. Pensa bem, você poder entrar na televisão como quem atravessa uma porta. A principio, pode parecer estranho. Ok. Mesmo assistindo toda a série ao final essa ideia ainda não me convenceu. E outra, os personagens simplesmente entram na TV como se fosse a coisa mais natural do mundo, até mesmo na primeira vez que vão fazer isso. Mas após assistir a série percebi que isso nem era um fator agravante para o entendimento de como as coisas se desenrolariam na história.


A grande sacada de Persona 4 é o lado psicológico que ele vem tratar. O mundo dentro da TV é como um espelho mostrando como as pessoas são verdadeiramente. Assim, quem entra no mundo da Tv é obrigado a enfrentar seu verdadeiro reflexo para só assim entrar em paz consigo mesmo. Dessa forma, os primeiros episódios do anime nos mostram os personagens enfrentando seus “eus” verdadeiros e assim, amadurecendo. Até aí nada de mais na história. Eles vão se conhecendo cada vez melhor e assim, enfrentando seus medos essa galera vai aprontar uma confusão sem tamanho.


No meio desta questão de autoconhecimento, assassinatos vem ocorrendo na cidade. O grupo de Narukami Yu corre contra o tempo em busca do assassino para evitar que mais mortes ocorram, principalmente se for alguém próximo a ele, como sempre é.


Falando um pouco do desenvolvimento dos personagens, Narukami é, talvez, a perfeição em pessoa. Mas isso, claro é sempre desenvolvido durante a série, já que ela é um RPG e Yu, através de seus desafios, está sempre subindo de nível. Outro ponto a destacar dos personagens é o character design propriamente dito. Ele não é como os que se por aí. Apesar de esquisitão tem até os seus charmes. Um ponto negativo a se destacar também é o fato das amigas de Yu usarem o uniforme da escola de modo customizado. Apenas elas usam uma roupa diferente para se destacar no clima sóbrio dos uniformes. Era mesmo necessário? Fica meio esquisito pois apenas elas se destacam na multidão. Não acho que isso seja mesmo necessário. A personalidade e o corte de cabelo não bastam?


A trilha sonora do anime é uma das melhores que já ouvi. Uma pegada urbana, meio indie, meio pop, meio hip-hop. Este foi um dos animes em que curti mais a musica de encerramento (o primeiro) do que a musica de abertura (primeira). A OST também é muito boa.


Persona 4 é um anime excelente, pra se entreter ao assistir. Apesar de pequenos detalhes que incomodam um pouco, a série tem um ritmo regular, os personagens são cativantes, a história é muito boa e faz a gente um olhar um pouco pra dentro de nós. Caso viesse mais uma temporada de 25 episódios não seria ruim, pois acho que os personas mereciam mais destaque, algo bem battle shounen mesmo. Seria incrível. Não custa sonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário