02/09/2012

[RESENHA] MOVIE: Byousoku 5 cm

Dizem que as folhas de cerejeira caem da arvore até o chão a uma velocidade de 5 cm/s. Com isso, o filme faz uma analogia com a distancia percorrida pela pétala ao chão com a história dos protagonistas. Este filme foi produzido por Makoto Shinkai, o qual muitos críticos consideram o novo Hayao Miyazaki da animação japonesa.



O filme conta a história de Takiki e Akari, dois jovens que há muito tempo viram sua amizade se transformar em amor. Os dois se conheceram ainda criança e ambos gostavam das arvores de cerejeiras (aquelas que tem todo uma mitologia no Japão, que no começo de abril marcam o inicio da primavera, do ano escolar japonês, enfim, aquilo tudo que vemos nos animes). A amizade entre os dois crescem ao ponto de se tornar amor. Porém um amor que não poderá ser concretizado.


No filme, ambos, ainda jovens, prometem que viverão juntos para sempre. Porem, como a vida não é fácil, Akari acaba se mudando de cidade, uma cidade longe. Nesse meio tempo, doi ainda continuam se comunicando através de cartas, mais ela do que ele, enquanto Takiki tenta achar as palavras certas para dizer a Akari em uma carta, pois quando ela foi embora ele não disse nada a garota. Em um dos raros encontros que tiveram, o ultimo diga-se, o garoto praticamente atravessa o Japão para encontrar a garota pra então lhe dizer algo: ele também está de mudança, mas se mudará para mais longe da cidade em que ambos viviam quando jovens.


Como a distancia entre eles aumentam, a perda do contato infelizmente vem. A parti de então cada um terá que seguir o seu caminho. Deste momento o filme acaba por mostrar mais o lado de Takiki depois do ultimo encontro com Akari. Temos o ponto de vista de Takiki sobre a separação, mostrando sua vida depois, e as pessoas que dela participam, até um affair aparece em sua vida, mas parece que ele não consegue esquecer Akari. Mas isto não é tão ruim, já que no inicio do filme, temos apenas o ponto de vista de Akari sobre os acontecimentos. E quanto ao que acontece com Akari depois do ultimo encontro, não é mostrado muito, apenas nos dá a entender como sua vida seguiu.


Em poucas palavras o filme trata muito bem do que veio a tratar: a distância. Quem nunca teve na vida um amigo, um amor que alguma vez foi embora, seja para outra cidade ou até mesmo no final de um ciclo escolar (fundamental, médio, faculdade) quando as pessoas se separam. O sentimento de vazio que fica é muito ruim. E o diretor do filme conseguiu mostrar este lado de Takiki muito bem, sem exageros. Mas o filme mostra também que depois da despedida é preciso seguir em frente, tocar a vida mesmo com o espaço deixado da relação que um dia poderá ou não ser preenchido. o meu ta vazio até hoje. 


O filme é curto de apenas uma hora de duração e vale a pena assistir pela mensagem que ele passa. A musica de encerramento consegue passar exatamente a mensagem do filme. Prestem atenção na letra e vejam como ela se encaixa de verdade nas nossas vidas.




4 comentários:

  1. Comecei a ler o seu blog hoje porque estava interessado em saber sobre o trabalho de uma dubladora e acabei me perdendo nesses posts sobre animes e tudo mais. Muito bom. Fico aguardando por mais posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pelo elogio cara. O tempo ta corrido pra assistir animes mas to fazendo o possivel pra manter as atualizações. Muito obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Ah, de boa. Não tenha pressa, o importante é o conteúdo de suas postagens. Estou no final do ensino médio e já estou sentindo a pressão do que é ter pouco tempo. Ha ha ha...
      Ps.: Perdí a senha do login "Marlinho" e criei este aqui.

      Excluir
  2. Cara, esse anime é muito bom. Assisti e fiquei encantado com o visual dele. Bem, falando um pouquinho de nada da história e dos personagens: Takaki perdeu o seu amor pelo tempo e pela distância e a certeza dele de encontrá-la novamente diminuía cada vez mais. Além disso, perdeu a chance de renovar o seu coração literalmente e ser feliz com uma nova mulher que pudesse dar forças para ele reerguer-se e seguir em frente. Os seus pensamentos na Akari, especialmente na terceira parte resultaram no término do seu relacionamento com a atual namorada e no abandono do emprego.

    ResponderExcluir