22/07/2012

[RESENHA] Mirai Nikki


O anime Mirai Nikki foi baseado no mangá de mesmo nome, escrito e desenhado por Sakae Esuno  Foi produzido pelo estúdio Asread e teve ao todo 26 episódios na série de tv e um pequeno OVA lançado antes dessa série.


Na trama, Yukiteru é uma jovem que não se relaciona muito bem com as pessoas. Dessa forma ele anota tudo o que acontece ao seu redor através de seu celular, o qual usa como um diário. 


Certo dia, enquanto se achava perdido em seus próprios pensamentos, o tal Deus do mundo imaginário, lhe propôs um jogo. Seu celular se tornaria um diário do futuro (Mirai Nikki), podendo prever tudo o que aconteceria ao seu redor. Ao final do jogo ele poderia se tornar Deus mas para isso ele precisaria enfrentar outros 11 concorrentes, cada qual com o seu próprio diário do futuro. Dentre esses concorrentes está Gasai Yuno, uma linda jovem que se apaixona por Yukiteru de forma doentia, a ponto de matar qualquer um que se intrometesse em seu caminho. Agora, além de tentar se manter vivo contra 10 oponentes, Yukiteru precisa lidar com uma linda stalker capaz de tudo pelo seu amor.


O enredo do anime foi muito fiel a história do mangá, já que é um mangá relativamente curto, apenas 12 volumes. A partir do plot inicial, de cada candidato a Deus ter seu próprio Mirai Nikki, começa aí uma corrida contra o tempo, em que se deve eliminar os concorrentes o mais rápido possível. Nesse jogo de estratégias, Mirai Nikki foi muito comparado a Death Note. O protagonista recebe a ajuda de uma linda mulher que lhe fará tudo o que mandar (No caso de DN, vale comparar com a relação de Light e Misa, mas só se Yukiteru fosse mais esperto, coisa que ele não é muito).


Yukiteru é ainda praticamente uma criança que estava acomodado com a vida que levava. Por este motivo, em muitos momentos da série, sem saber o que fazer e sem ter maturidade para entender a situação atual, ele simplesmente abre o bocão. Isso mesmo, ele chora em vário momentos da série pois não sabe o que fazer ou porque está com medo. Mas em contra partida, ao seu lado está Yuno que fará de tudo para tornar seu amado um Novo Deus.

Yuno é muito inteligente. Sempre fazendo drama para cima de Yukii (carinhosamente como ela chama Yukiteru) ela consegue o que quer do próprio rapaz. Nesse ponto, acho que Yukiteru deveria se impor mais e começar realmente a usar a Yuno. Bem, mais que isso é lançar spoiler sobre a história.


Os outros personagens da série são muito cativantes também. Suas personalidades foram bem executadas, não digo construídas pois são personalidades clichês de anime sabe? Do tipo que foi colocado ali para dar um alivio a toda aquela tensão do jogo de sobrevivência. Mas isso em momento algum desmerece o enredo principal. Muito pelo contrário, é até bom para nós telespectadores pois não fica muito cansativo.
 

Quando comecei a assistir a série não imagina que ela seria tão violenta. Sério. É muito sangue rolando na tela. Achei que até mesmo por causa dessa questão estratégica e as comparações que sempre via com DN, achei que Mirai Nikki seria algo mais psicológico também. Mas não foi bem assim. Nos primeiros episódios pode parecer muito exagerado todo aquele sangue jogado na sua cara, mas com o decorrer da história, vemos que não é nada exagerado e que faz sentido no enredo da história. Quem nunca viu uma imagem da Yuno com alguma arma branca na mão? *Kotonoha curtiu isso*


A trilha sonora da série ficou muito boa ao som de Faylan, mesmo grupo da open 01 de Seikon no Qwaser. TouseiTokoku também arrasou nos vocais com uma letras composta pela YUI, sim, aquela mesma das musicas de BLEACH. Os arranjos ficaram num tom meio gótico, sabe? Combinou com o clima mais pesado da série.


Por ultimo devo dizer que me sinto enganado com os reviews que lia na internet sobre a série, onde sempre a igualavam com Death Note em questão de inteligência. Temos sim uma ótima história de estratégia mas que não chega aos pés de DN. Se vale a pena assistir? Claro que vale. A série foi bem feita pra assistirmos tranquilos, sem ter que queimar a cabeça desvendando os mistérios.

4 comentários:

  1. Eu fui enganado pelas resenhas negativas que li. É uma obra muito boa que mantém o suspense durante toda a narrativa, bem condensada como um conto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que minha resenha ta incluída nessas aí? -__- não entendi muito bem rss desculpa.

      Excluir
  2. Bem, você fica sem usar a cabeça até o ponto em que as intrigas a respeito da Yuno ficam mais evidentes,como o terceiro cadáver na casa dela. Não sei você mas eu não me acalmei até descobrir quem era..
    E algo que eu amo nesse anime é a maneira que apresentam as personagens, como pessoas com um objetivo não simples pedaços de carne no caminho do protagonista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amanda. A Yuno é realmente uma personagem intrigante. Confesso que eu também fiquei meio impressionado com ela. Nunca havia assistido um anime com uma personagem assim. Dava até uma coisa ruim assistindo ao anime. Nem a Lucy de Elfen Lied é louca daquele jeito.

      Agradeço o seu comentário. =)

      Excluir