19/10/2011

[RESENHA] Nichijou

  
Nichijou é um anime produzido pelo famoso estúdio Kyoto Animation (que já produziu Suzumya Haruhi, Lucky Star e K-ON). A animação é baseada num mangá 4koma (tirinhas) homônimo criado por Arawii Keichi e publicado na revista Shonen Ace, da Kadokawa Shoten, desde dezembro de 2006.


A história mostra o dia a dia de uma turma de amigas que estão no primeiro ano do colegial, Mio, Yukka e Mai e a relação que elas tem entre si e seus colegas de classe. A história também tem foco em Hakase (uma garotinha de 8 anos), Nano (uma robô construída por Hakase que as vezes parece ser a mãe de casa, outras a irmã mais velha, outras a irmã mais nova (!)) e Sakamoto (um gato que pode falar graças a um lenço amarrado em seu pescoço) que moram no Laboratório Shinonome.


A história ora mostra as meninas do colegial, ora mostra o Laboratório Shinonome. Com uma dose enorme de humor, o anime mostra situações do dia a dia com uma grande dose de exagero. As histórias apesar de serem curtas e parecendo ser isoladas, hora ou outra acabam se ligando, ou tendo certas referencias umas com as outras. 


Mostrando situações desde um esquecimento da lição de casa, até o diretor da escola lutando contra um veado no pátio da escola o anime vai mostrando o cotidiano dos personagens principais. Um cotidiano que as vezes pode ser normal, as vezes pode ser completamente uma loucura.


Como todo anime, ele tem seus altos e baixos. Na primeira parte do anime, somos apresentados a situações mais dinâmicas, curtas, com grande comédia. Já na segunda parte, as situações começam a demorar um pouco mais, as pequenas histórias vão ficando cada vez maiores, mas nada que chegue a comprometer o andamento do anime. 


O anime tem um grande apelo ao elemento “moe”. O design das personagens são muito fofas e isso vale para os meninos também. Da vontade de fazer todos eles de chaveiro e levar pra tudo quanto é lugar. 


A trilha sonora do anime já é a típica do Kyoto, musicas de abertura bem alegres, aberturas muito bem feitas. O primeiro encerramento é mais calminho, e apesar de a musica ser a mesma, em cada episódio é cantada de um jeito. Já na segunda parte do anime, para cada episódio temos um encerramento, todos eles, ainda, bem calminhos.


Nichijou é mesmo um anime marcante. Agora que acabou fica aquela sensação de vazio, a comédia sem noção, descompromissada faz muita falta. Foi um anime que marcou muito o gênero em 2011. Pra quem procura um anime para puro entretenimento, sem grande reviravoltas no enredo, um anime para se assistir num domingo a tarde, Nivhijou é mais que uma boa pedida, não tem como não se apegar aos personagens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário