05/10/2010

[RESENHA]NHK ni Youkoso



NHK ni Youkoso (Bem Vindo a NHK) é uma série de anime baseada em uma Light Novel. O anime estreou em 2006 na emissora NHK e foi Produzido pelo estúdio Gonzo (Desert Punk, Chrno Crusade).

A história conta sobre Tatsuhiro Sato que é um Hikkikimori (pessoa que vive isolada da sociedade. Não trabalha, não estuda, não tem nenhum contato com outras pessoas).

Depois de formar o ensino médio, Sato se viu perdido na vida, sem saber o que fazer. Foi então para Tokyo em busca de algum trabalho, mas as pressões que a sociedade japonesa impunha sobre ele, acabaram falando mais forte. Cansado, ele resolve ir morar sozinho em um apartamento, onde acabou se isolando da sociedade. Eis que então depois de uns três anos vivendo isolado, bate à sua porta, uma garota que parecia ter uma missão (religiosa).Seu nome é Misaki Nakahara. Essa garota acaba percebendo seu tipo de vida e resolve ajudá-lo a se livrar desse problema. Ela o convida para fazer parte de seu “projeto”. Neste caminho ele acaba encontrando uns colegas de classe como Yamazaki Kaoru e a bela, mas problemática Hitomi Kashiwa.

Apesar de parecer coisa de maluco, ser um hikkikimori é um problema sério, principalmente em uma sociedade como a japonesa, onde você é obrigado a fazer as coisas mesmo que não se sinta a vontade ou saiba o motivo. O modo como a sociedade japonesa impõe sobre as pessoas uma pressão constante onde as pessoas sempre devem ser as melhores no que fazem, acabam por deixar as pessoas doentes, daí entram outros problemas como depressão, infartos, suicídios. Sim é uma bola de neve que quando começa não para de crescer.

Voltando ao anime, a série possui este conteúdo adulto, abordando vários desses problemas da forma mais natural possível. Por isso não recomendo ele para jovens otakus que esteja começando a conhecer o mundo dos animes, ou então para quem não tem maturidade mesmo para apreciar um ótimo anime como NHK.

Não vou falar aqui a relação entre o nome do anime e a emissora de televisão, pois esse é um dos pontos altos da história, mas essa relação é explicada logo no começo de uma maneira muito divertida. Aliás, o anime tem várias cenas hilárias por causa da imaginação de nosso querido/pobre amigo Tatsuhiro

NOTA: 9,0

2 comentários:

  1. sempre tive vontade de ver esse animê,e como ele é para adulto muita coisa só deu mais vontade de ver :)

    gosto muito de animes voltado para os adultos tipo Akira e Ghost in the Shell

    ResponderExcluir