19/07/2010

Bakemonogatari

Diferente de tudo o que voce já viu, Bakemonogatari se tornou um dos maiores sucessos comerciais de 2009 no Japão. Bakemonogartari é um trocadilho entre as palavras bekemono (monstro) e monogatari (fantasia). O título é uma série de light novels (livros ilustrados) de autoria de Nisio Isin e ilustrado por Vofan.

Posso dizer que Araragi Koyomi é o personagem principal desta história, ao lado de Senjougahara Hitagi. Araragi na verdade é um vampiro que quis se tornar humano assim, cercado de criaturas sobrenaturais que possuem o corpo de outras pessoas, Araragi vai ajudando essas pessoas a retomarem a su humanidade. Ele não as ajuda sozinho, Araragi conta com o apoio de Oshino, que o transformou em humano de volta. Na verdade todas as pessoas que Araragi ajuda são garotas. Cada uma com o seu problema. O interessante é que as possessões são sempre relacionadas a algum animal.

Apesar de ser meio sem noção, o anime segue sim uma linha de enredo. A série em si também brinca muito com os trocadilhos em japonês. No começo os fansubs talvez não conhecessem a série direito, mas depois já se acostumaram com o ritmo do anime e fica mais fácil entender as piadas. Na maioria do começo dos episódios sempre aparecem texto enormes, relacionados com o episódio, o que tem que dar pausa para poder ler e entender melhor o que se passa, já que a animação costuma ser muito rápida. Temos essa vantagem quando assistimos o episódio baixado se fosse assistir na TV aí seria mais complicado. =)

A série de TV foi concluída com 12 episódios e foram feitos outros 3 para serem exibidos pela internet, sendo que o último episódio, o 15, saiu agora em julho de 2010, praticamente 1 ano depois da exibição da série de TV.

Um detalhe especial é a trilha sonora do anime, com uma abertura especial para cada garota que Araragi ajuda, em seu respectivo episódio, além da abertura “original”, Staple Stable. Com muitos trocadilhos em japonês, piadas sarcásticas, uma animação de qualidade, cores vivas, personagens bem construídos e uma trilha sonora excelente. Tudo isso explica o sucesso de Bakemonogatari. Por ser um anime “sem noção”, não recomendaria para uma criança assistir. Bom para quem gosta de animes sem noção, esta aí uma ótima opção a ser recomendada.

Um comentário: