10/10/2013

[RESENHA] Magi: The Labyrinth of Magic




Magi: The Labyrinth of Magic é um anime de 25 episódios produzido pelo esúdio A-1 pictures e baseado no mangá de mesmo nome criado por Shinobu Ohtaka e publicado na Shounen Sunday (Inu Yasha). Foi ao ar em outubro de 2012.



Magi conta a história de Aladim pelo mundo das mil e uma noites. Um dia Aladim descobre um gênio dentro de um artefato mágico e eles passam a ser amigos. Agora Aladim viajará pelo mundo para saber mais sobre sim mesmo e encontrará pelo caminho figuras já conhecidas dos contos árabes, como Ali Babá, Sinbad e entre outros.


Magi é um anime com um apelo visual muito agradável. O tema centrado em mil e uma noites, as roupas, os acessórios dos personagens, são coisas muito bonitas de se ver. Percebe-se que foi feito com um capricho de encher os olhos. O design de Magi é a grande novidade para o mundo dos animes, já que Aladim é praticamente uma menininha moe. Até a voz é de uma mulher. Não entendo essa coisa de japonês colocar mulher para dublar os protagonistas de battle shounen (Goku, Luffy, Naruto e outros mandam beijo)


Não se engane quanto ao total protagonismo de Aladim. Pelo menos nesta primeira temporada do anime ele não é o completo protagonista, já que o arco vai girar em torno de Ali Babá. Prefiro até dizer que Magi não possui um único protagonista mas três. Sim, Aladim, Ali Babá e Morgiana dividem as atenções.


Aladim acaba sendo deixado um pouco de lado para mostrar o crescimento de Ali Babá. Morgiana também tem destaque mas acho que ela vai aparecer mais quando tiver o seu arco. Pela questão de Aladim ser deixado um pouco de lado, o anime peca um pouco no ritmo. Acaba ficando um pouco lento o desenrolar da história.


Magi também prega grandes questões filosóficas e de valores para o entendimento do ser humano sobre o que é o mundo e como as suas engrenagens funcionam. Agregando valores sobre amizade, crescimento, liberdade entre outros. Aladim mostra que na sua busca pelo autoconhecimento ele também ajudará outras pessoas a se encontrarem.


A trilha sonora de Magi é uma coisa incrível: SID, Porno Grafitti, supercell. Grupos já conhecidos do publico que se interessa pelas musicas de anime. Sim conheço pessoas que não assistem a abertura pois dizem que não são obrigadas a ouvir musica em japonês WTF?!

 

No geral Magi consegue ser agradável. Para um anime de 25 episódios o ritmo é um pouco lento. As vezes eles acabam enrolando demais como a questão de Aladim querer saber se é um Magi ou não. Ele pergunta pra todos os personagens “phodões” e todo mundo lhe da a mesma resposta. Pra mim, isso é enrolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário