03/02/2013

[COMENTÁRIOS] Nausicaa do Vale dos Ventos


Nausicaä do Vale do Vento (風の谷のナウシカ Kaze no Tani no Nausicaä?) é um filme de animação japonês de 1984 do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki.

Mil anos após os “Sete Dias de Fogo”, uma guerra apocalíptica que destruiu a civilização moderna e o meio ambiente da Terra, agora coberta em sua maioria pelo ”Mar Podre”, uma vasta floresta habitada por fungos, plantas venenosas e insetos gigantes. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Nausicaä é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, com seu estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente. Neste cenário está prestes a explodir uma guerra entre o Reino de Torumekia e o Império de Dorok, e em meio a isso tudo se encontra Nausicaä, que se vê obrigada a deixar o Vale e se juntar ao exército de Torumekia que está prestes de invadir o Império de Dorok.  Havendo muito mais coisas por trás desta guerra, Nausicaa precisa ir contra o tempo para impedir que a guerra destrua seu reino, e no meio da guerra se encontram os insetos gigantes que também podem destruir tudo em seu caminho. 



Mais um grande clássico da animação japonesa, a história mostra novamente, a luta entre os seres humanos e a natureza, recorrente nas histórias de Hayao. Nausicaa é um filme que com certeza nos faz pensar em muitas coisas. Muito mais do que os outros, aqui a dualidade do ser humano com a natureza tenta nos trazer um pensamento mais critico sobre a forma como tratamos o meio onde vivemos, o que poderá gerar grandes catástrofes num futuro. O modo como convivemos pode estar com os dias contados.


Bem, na verdade não há muito o que se comente sobre o filme, uso esse espaço mais como espaço de comentário geral sobre o filme e sua importância destacada para o mundo da animação, tanto japonesa como ocidental. Penso que as obras do estúdio Ghibli são fundamentais para quem se considere um otaku nos dias de hoje. Mas vá com calma, as vezes é preciso assistir duas ou três vezes um filme para tirar todo seu aproveito. Na próxima vez que assistir a esse atualizo o post com mais observações.


 @cahdal

Nenhum comentário:

Postar um comentário