04/06/2012

[IMPRESSÕES] Another




Bem, essa não será uma resenha como as outras que venho fazendo. Talvez, seja a única exceção, talvez não. Enfim, é mais um comentário geral mesmo sobre o que achei da série, com um texto carregado de spoilers. Um texto assim, seria mais um artigo de opinião do que uma resenha propriamente dita (apesar da greve, meu curso de Letras começa a dar resultados, hein, haha).


Quando peguei para assistir achei que seria algo de muito terror está série. Só de ver o design que a protagonista tinha, já atiçou demais a minha curiosidade, e lá fui eu acompanhar a série semanalmente – é muito bom fazer isso, quem tem a oportunidade faça, ainda mais com um anime que promete ser o fodão da temporada, em caso de duvida é só dar uma navegada pela blogosfera de animes. 


Os primeiros episódios já vinham carregados de mistério, sobre se A mei com quem Sakakibara conversava era a mesma que havia morrido anos atrás e esta primeira parte do anime foi muito legal apesar do Sakakibara já ter aquela personalidade típica dos animes de colegiais, uma cara com uma preguiça do cão, lerdo pra caramba, tapado, que não entende direito as coisas. Ok, posso até pegar leve por ele estar convalescente. 


Depois de descobrir que elas não eram a mesma pessoa, começa a parte chata e ao mesmo tempo legal do anime. Agora, Sakakibara também passa a ser excluído da turma, e tem com Mei as conversas mais filosóficas sobre existência, vida e morte e afins. O que sabemos até aqui então é que a tal da calamidade ocorre como um evento natural, como a chuva, um furacão, um terremoto, não tendo nenhum tipo de “maldição”. Agora como que se pode tratar um negócio desse como “evento natural”? começa aí meus desanimo pelo anime.


Pela história vão se desenrolando diálogos cada vez mais nada a ver, alías, eles são alunos da nona série, o que seria a nossa oitava série, que agora também é nono ano (maldito sistema educacional e suas nomenclaturas). Tecnicamente eles não deveriam tratar um assunto assim com tanta naturalidade e amadurecimento – eu mesmo, só me conformei com a morte em torno dos meus 20 anos. Apesar das divagações é nesse “arco” que acontece a melhor coisa da série: as mortes. Temos aqui uma “influencia” de Final Destination (ou Premonição, se preferir), com mortes cada vez mais espetaculares e absurdas (como morrer atingido em seu quarto por uma escavadeira, e morrer com a mão no mouse ainda), outras nem tanto (você ta viajando na estrada e de repente uma pedra atinge o para-brisas do seu carro, fazendo perder o controle do automóvel e caindo em uma ribanceira – as chance de acontecer isso são maiores do que a escavadeira te atingir). 


O fato de as mortes terem esta pitada de “Premonição” é que dão o charme a série, pois a fizeram de um modo a destacar as sensações no telespectador: cenas pálidas, com as cores em tons pasteis, nada muito colorido, a ambientação criada com cenas mais estáticas e com muitos diálogos e a cereja do bolo, a sonorização. A trilha sonora foi digna de um suspense e dos bons, com direito até a alguns sustinhos e alguns episódios.


E pra finalizar vem o “arco” final, com as crianças tentando se livrar da maldição. E nessa parte resolveram desleixar de vez, com uma carnificina maior que a de Blood-C, sério. O final acabou totalmente com o clima de suspense que a série criou, tornando um terror genérico, com muitas mortes e sangue pra tudo quanto é lado. Já mencionei que os personagens tem a faixa etária de 14-15 anos né? Até o fato de sabermos quem era o aluno que estava morto, pode ter tido até alguma surpresa, ou não também, já que a série vai soltando dicas para o telespectador também criar sua linha de raciocínio e entrar nesta brincadeira também.


De qualquer maneira julgo que Another foi um anime ruim, muito pelo contrário, até o episódio 10 tive total atenção a ele, cada episódio que passava era uma alegria e uma angustia em meu coração, o que avacalhou mesmo foram os dois últimos e o final dado, não conheço a obra original, o light novel, por isso não posso dizer sobre o final mesmo – aliás nem sei se a obra já terminou, mas é provável que não. Enfim pra quem gosta de anime de suspense, de detetive, Another é um bom passatempo, mas não espere muito coisa de seu final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário