20/11/2011

[RESENHA] Ao no Exorcist




Ao no Exorcist (ou Blue Exorcist – nome ocidental da série) é um anime de 25 episódios produzido pelo estúdio A-1 Pictures. O anime é baseado no mangá de mesmo nome criado por Kazue Kato, tendo seus capítulos publicados na revista Jump Square. Um filme baseado na obra também está em produção para estrear no ano de 2012 mas ainda não há nenhuma informação disponível.



A história conta sobre os irmãos gêmeos Yukio e Rin Okamura. Vivemos num mundo onde existem duas dimensões: Assiah, onde vivem os humanos, e Gehena, onde vivem os demônios. Na década de 1990, o mundo sofreu um ataque sobrenatural conhecido como a Noite Azul, onde Satã apareceu na Terra e causou grandes estragos. Entre esses estragos, está um filho, Rin. Porém, Rin iria despertar seus poderes demoníacos por volta dos 15 anos. Voltando para a década atual, Rin, sem saber o porquê consegue ver espíritos, tem cada vez mais sua vida complicada por conta de tais espíritos, não conseguindo perder em um emprego por muito tempo, se machucando sempre. Seu pai adotivo é um padre exorcista aquém foi confiada a proteção e preservação dos poderes de Rin, mas em uma noite, um demônio acaba atacando o orfanato onde eles viviam e o padre é obrigado a entregar a Rin uma espada capaz de liberar seus poderes demoníacos. A partir deste ponto começa a saga de Rin, para vingar a morte de seu pai adotivo e destruir seu pai biológico, Satã.


Na história, Rin vai para uma escola onde são formados e treinados exorcistas, a mesma escola para onde seu irmão Yukio está indo, mas lá, Rin descobre que Yukio não será apenas mais um aluno. No decorrer da história outros personagens irão ganhando destaque, como os colegas de classe de Rin, alguns professores, alguns vilões, até chegar o momento em que ele enfrentará Satã.


Sim, apesar de ser uma série de mangá ainda em andamento, o anime possui certa cronologia, contendo começo, meio e fim. Um dos pontos fracos do anime é que, por ser uma serie de curta duração, alguns episódios fillers foram incluídos na história, o que era totalmente desnecessário, já que poderia mostrar mais coisas da história original.


Outro ponto fraco da história é a parte final. Foi tudo muito corrido. Uma história quase jogada na cara do telespectador onde tivemos de engolir muita coisa a seco. Mas nada que estrague a obra completa.


Rin, é o tipo protagonista de shounen: poderoso quando necessário, sábio quando necessário, lerdo para entender as coisas quase sempre. Seu irmão Yukio pode parecer phodão no inicio, mas depois vai ficando muito chato, insuportável, sempre no intuito de proteger seu irmão. Talvez aí tenha uma ponta de inveja por ele ser filho de Satã e tudo mais. Mas espera! Eles não são gêmeos? São, mas são bivitelinos, ou seja, foram dois óvulos fecundados.


Neste ponto, vemos que a personalidade dos irmãos foi até que bem desenvolvidas no anime, apesar de ser algo bem clichê.


Voltando para a parte técnica, o anime possui uma animação “normal”, ou seja, nem acima da média, nem abaixo. Apenas cumpre o seu dever para um anime do estilo shounen, com cenas de lutas bem trabalhadas, certa preguiça dos desenhistas tem hora, mas tudo muito harmonizado.


A trilha sonora de abertura ficou excelente com musicas das bandas UVERworld (Bleach, Blood+) e ROOKiEZ is PUNK'D (Bleach, Durarara). Os encerramentos ficaram bons também, mas poderiam ser mais animadinhos. A trilha sonora do anime também é boa, com musicas de terror/suspense que combinaram perfeitamente com o clima da série.


No geral, Ao no Exorcist é um bom anime para entreter os fãs do gênero terror/suspense e shounen. Lógico que para mim, nesse estilo ainda não existe nada que substitua BLEACH. A história, realmente, não é muita profunda. Se for, é no mangá mas como não tive a oportunidade de lê-lo e eu estou falando apenas do anime, ficamos assim então.


Um comentário: