01/08/2011

[RESENHA] Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai


Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranaié uma série de anime original produzida pelo estúdio A1 Pictures e exibida na primavera japonesa de 2011. O anime foi exibido no bloco Noitamina, junto de C: The Money of Soul an the Possibility Control.



Ano Hana (vou abreviar ao invés de escrever o nome completo toda hora) conta a história de um grupo de amigos que quando crianças eram muito grudados, até que um acidente com uma integrante do grupo, Menma, muda para sempre o destino dos amigos. Anos mais tarde, Menma aparece para um dos meninos que quando criança era amiga, Jintan. Ela pede a Jintan que realize um desejo que ela deixou em vida, só assim ela poderá ir para o céu mas para realizar este desejo, Jintan terá que contar com a ajuda de seus amigos de antigamente, mas será que todos ainda continuam os mesmos? A amizade de quando crianças é a mesma de hoje? Jintan conseguirá realizar o desejo de Menma?


O anime com certeza foi um dos hits da ultima temporada (há quem diga que foi um dos melhores do ano). Todo esse alvoroço em torno da série não é a toa. O anime possui uma qualidade única, que foi capaz de motivar muitas pessoas a pensar mais sobre si mesmo e as relações com as pessoas a volta, sobre o que devemos dizer enquanto ainda temos a chance, pois depois será tarde demais. Enfim o anime tem todo um sentimentalismo, mas leve, capaz de agradar.


O anime tem o caracter design de  Masayoshi Tanaka, o mesmo que de Katekyo Hitman REBORN! Não estranhem o fato do Jintan criança ser a cara do Yamamoto criança. A aniamação está ótima, cores harmoniosas, uma qualidade incrível mesmo.


As musicas da série também são ótimas. Combinaram perfeitamente com o clima sentimental da história. A abertura lembra um pouco o cantor de Kimi ni Todoke mas não é ele. O encerramento também é bonito, com a cantora de voz kawaii.


O anime é bom. É daquele para se asssitir numa tarde de domingo, sem preocupação. O ponto fraco do anime que achei é o fato de nele ainda existir o elemento clichê do “protagonismo”. Jintan consegue ser tão protagonista quanto ao herói de qualquer shounen infinito da vida. Acho que isso tirou um pouco do brilho de outros personagens, se todos fossem trabalhados no mesmo nível penso que a serie ficaria mais divertida, digamos assim.


Pelo que li na internet, muitas pessoas choraram rios vendo o anime, o que não foi meu caso, talvez pelo fato de Jintan ser tão protagonista e tudo girar em torno dele. Enfim chorei mais vendo os 3 primeiros episódios de Kimi ni Todoke.


Pra quem procura um anime diferente, com um sentimentalismo que por vezes reflete o que sentimos em nossa vida mesmo, Ano Hana é muito bem indicado, pelo fato de ter uma história interessante, um traço lindo, uma animação de qualidade e uma trilha sonora tranqüila.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário