18/06/2011

[RESENHA] MOVIE: Ponyo




Souskue vive com sua mãe em uma pequena casa no alto de uma colina a beira mar. Um dia quando saiu para brincar no mar encontrou na praia um peixe entalado dentro de um pote de vidro. Nascia então uma grande amizade entre esses dois.


Ponyo vivera no fundo do mar junto com seus milhares de irmãos e irmãs, mas um dia resolve partir em segredo de seu pai. Durante sua fuga, ela acaba entalada dentro de um frasco de vidro e sendo encontrada por um garoto chamado Sousuke. O garoto resolve cuidar do peixinho e os dois criam uma grande amizade capaz de resistir até o fim do mundo.

 

Nessa clima litorâneo se desenrola a história de Ponyo, uma peixinha que se torna humana para ficar perto de seu amigo. Na história isso não ocorre de repente, sendo que temos o desenrolar que a leva a querer virar humana e como ela se tranforma.


Num mundo de fantasias criado por Hayao Miyazaki, Ponyo conta sobre a relação do homem com o mar, pois podemos ver muita poluição no fundo do mar perto de onde Sousuke mora, e também pelo próprio pai de Ponyo, que era humano, mas que agora vive no fundo do mar, possuindo grandes poderes que o faz se comunicar com os peixes e todas as formas de vida aquáticas. Por causa do que o homem anda fazendo com os mares, o ele decide que está na hora de a Terra voltar a era dos peixes, era na qual o planeta estava debaixo da água.Isso acaba acontecendo no filme, mas de uma forma da qual o Pai de ponyo não queria. É mais por causa da peixinha que isso se desenrola, pois ela sem querer acaba ativando o “feitiço” que inundaria a Terra.


Ponyo acaba que criando alguns poderes graças a esse acidente, e como ela já desejava ser humana para ficar perto de Sousuke, foi um pulo para ela se tranformar. A cena em que ela se transforma e vai atrás de Sousuke é incrível. Uma animação muito bem feita, bem ghibli mesmo.


O traço do filme é característico de Hayao, não havendo nehuma mudança tão drástica. O Sousuke  quando coloca o chapéu de marinheiro de seu pai fica a cara do menininho de Meu vizinho Tororo. 


Em Ponyo é explorada muito a relação do homem com o mar. Das duas obras do estúdio que vi até agora, Hayao sempre mostra uma relação do homem com a natureza.Isso é  muito interessante, além do que ele mostra de uma maneira muito sutil que faz refletir um pouco.


Como um todo, o filme é bom. Animação de qualidade, história envolvente, bonita. Vale a pena dar uma olhada. É difícil achar pontos negativos em se tratando de um filme do Ghibli, talvez por serem obras originais e/ou o fato de a história ser muito envolvente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário