14/05/2011

[RESENHA] Bakuman


Bakuman é uma série desenvolvida pelos mesmos criadores de Death Note, Tsugumi Ohba & Takeshi Obata. A história conta sobre dois garotos que sonham ter seu mangá publicado na Shounen Jump e consequentemente um anime na TV.



A história começa no final do Ensino Fundamental, quando os estudantes Moritaka Mashiro (Saiko) e Takagi Akito (Shujin), estão preocupados com qual profissão devem escolher e estudar durante o ensino médio para entrar em uma boa universidade. Shujin resolve convidar Saiko para junto escreverem um mangá, após ver os desenhos que Saiko havia feito em um caderno. Mesmo um pouco relutante, ele acaba aceitando o convite do amigo e agora os dois partem para a desafiante conquista de se tornarem mangakás famosos. Paralela a história da criação do mangá temos o romance entre Saiko e Miho, que deseja se tornar uma dubladora profissional. Os dois fazem uma promessa de que quando o mangá de Saiko se tornar um anime, a heroína da história será dublada por Miho.



A história a principio pode parecer ser chata, mas não é. Temos sequencias que são emocionantes de como os dois garotos correm atrás de seus sonhos e enfrentam as dificuldades. Muitas da cenas de comédia são protagonizadas por Kaya, namorada de Shujin, e Niizuma, uma mangaka da idade dos protagonistas. Outros personagens excêntricos acabam por aparecer também e tornam a série mais engraçada e leve.



Os dois, apesarem de serem os protagonistas, não alcançam tudo fácil, e as vezes eles sofrem um pouco, já que o mercado de mangás, não é só flores. Aliás, mercado estes que temos a oportunidade de conhecer um pouco no decorrer do anime. Pra quem nunca imaginou como é a produção de um mangá, em Bakuman é mostrado tudo de uma forma simples. Desde o primeiro contato com a editora até uma serialização na revista.



O traço do anime é agradável e as musicas também. Comparando com Death Note, Bakuman tem um traço mais estilizado do que a série antecessora. Talvez seja pelo tema tratado, mas a única coisa que fica clara é o fato de Shujin ser a cara do Light. Uma curiosidade é que só há uma musica de abertura mas que na série ela foi usada nas duas partes do anime. Como assim? Assistam e vejam do que estou falando. Os encerramentos também são bons, tem um tom sonhador e animadinho. Bem legais.



Bakuman se tornou uma grande surpresa no mundo dos animes, com um tema que não é tão explorado assim. Seria como uma metalinguagem, onde temos um mangá onde a história é sobre dois garotos que escrevem um mangá. O mesmo seria um anime onde o protagonista tem o sonho de criar um anime. Pra quem quiser conhecer um pouco sobre como um mangá é produzido não pode deixar passar Bakuman.



A segunda temporada já foi anunciada, mas até o fechamento desta resenha nenhuma data foi divulgada. Creio eu que ela possa estrear na temporada de Outubro (Outono japonês) de 2011, mas é só a minha opinião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário