21/02/2011

[RESENHA]Kaichou wa Maid-sama



Kaichou wa Maid-sama é um anime de comédia produzido em 2010 pelo estúdio JC STAFF e transmitido na rede TBS (mesmo canal de Gundam 00 e FMA).



O anime conta sobre a presidente do conselho estudantil do colégio Seika, que antes era um colégio apenas de garotos e que agora é misto e comandado por uma mulher, Ayuzawa Misaki. O que quase ninguém sabe é que a toda rigorosa presidente do conselho estudantil trabalha meio período em um restaurante de empregadas. Na verdade, no restaurante as garçonetes se vestem de empregadas e servem aos clientes como se fossem seus mestres. Em um dia sem querer enquanto colocava o lixo pra fora ela da de cara com Takumi Usui, o garanhão da escola Seika. Agora Misaki meio que está nas mãos de Usui. Por que meio? Porque ainda não sabemos quais as verdadeiras intenções de Usui para com Misaki. A partir daí ela terá que se desdobrar para manter seus segredo a salvo enquanto é alvo das insinuações de Usui.
Na parte de animação o anime é bom. Os personagens tem um desenho bonito com olhos grandes e cheios de expressões. Um ponto relevante na animação também são características típicas de mangás, como as onomatopéias, que dão um charme a mais para a comédia presente.
As músicas são interessantes apesar de não serem surpreendentes. Elas apenas cumpriram seus papeis de abertura e encerramento. Os cenários da série são simples, com um toque de pintura. Não que tenha sido preguiça dos produtores, mas talvez faça mesmo parte do charme da animação.
O ponto fraco do anime é o incrível senso de falta de noção de algumas cenas e o exagerado “protagonismo” (vou chamar assim) de Misaki e Usui. Ela é toda certinha, competente, astuta, esperta. Ele é o garanhão misterioso da escola, que pula do terraço da escola e não se machuca, que aparece do nada para salvar Misaki. Exemplo típico de protagonismo de ambos é o fato de vários garotos se interessarem por Misaki e Usui sempre dar um jeito de mantê-los afastados. Outro ponto negativo da série é não mostrar a história de Usui. O expectador é obrigado a inventar uma história para ele com o que é mostrado nos encerramentos da série, como quando ele era criança por exemplo. Dá a entender muita coisa. O que salva são os personagens secundários, como o Trio de Idiotas, o Vice-presidente, a irmã de Misaki.
O anime não tem um final propriamente dito. Tem até certo ponto da história mas ele ainda deixa aberto para coisas que foram mal explicadas, com a intenção de quem sabe mostrar na segunda temporada da série, o que até agora ainda não foi confirmado. Pra quem gosta de animes bem caricatos, onde as expressões são mostradas ao extremo, Kaichou wa é uma boa opção, apesar de manter o relacionamento conturbado (e indigesto) de dois adolescentes super populares na escola.

Um comentário: