17/01/2011

[RESENHA]Senkou no Night Raid


Senkou no Night Raid é uma série original produzida pela Aniplex em parceria com a TV Tokyo, produzido no estúdio A-1 Pictures e foi a ultima série do extinto programa Anime no Chikara, que tinha o intuito de trazer série originais com grandes potenciais mas o programa se tornou um fracasso de audiência e foi cancelado na terceira série, das quatro previstas.

Enfim voltando a série, a história se passa nos anos 1930, um período entre guerras. Uma organização chamada Sakurai tem o intuito de descobrir as ações de um grupos de militantes que está agindo na china. São enviados então quatro espiões com habilidades especiais (sim poderes como teletransposrte, telecinese e afins) para Xangai afim de investigar este grupo de militantes.

Com uma história um pouco complexa, mas nada que uma boa atenção não resolva, a série tem um desenvolvimento um pouco lento, sendo poucas as sequencias com muita ação. A história é baseada em fatos reais, como a dominação do Japão sobre Xangai, o receio do oriente contra o ocidente. Mas para quem não sabe nada dessa parte da história (como eu), temos uma narradora (e personagem) que vai contando sobre os fatos ocorridos e assim fica claro o entendimento do contexto. Não diria um entendimento fácil, já que tem que prestar muita atenção nos fatos que ela narra. De fato é um anime com uma temática mais adulta, apesar dos personagens possuírem poderes, mas nem chega perto de ser um shounen da vida.

A animação possui a já conhecida qualidade da Aniplex e A-1 ( ) e o traço é bem suave e muito amigável também! A trilha sonora tem uma abertura bem empolgante mas o encerramento é bem calmo, o que de fato combina com o clima da série, essa história de guerra e tal, chegando a ser meio melancólico.

Um ponto interessante do anime é que por se passar em outro país, na China no caso, algumas dublagens mantiveram o idioma original, ou seja, há cenas dubladas em mandarim, em inglês, e isso é muito legal, pois você vê que os produtores realmente queriam fazer uma grande série.

Pra quem procura um anime baseado em fatos reais (coisa difícil de ser ver nesse segmento) é cultura garantida, já que em nossos livros didáticos não estudamos tanto a história oriental.

Um comentário:

  1. eu já tinha lido sobre esse animê,tenho vontade de ver mas sempre esqueço de baixar :/

    ResponderExcluir