Com a estreia da 4ª e ÚLTIMA temporada de Ataque dos Titãs marcada para o dia 07 de dezembro de 2020, resolvi reassistir a série desde o início para lembrar os fatos e entender melhor a parte final. A partir de hoje, você poderá acompanhar aqui um comentário breve sobre cada episódio até chegarmos nos finalmente.
Resolvi ressuscitar esse blog porque quero voltar a praticar a produção de texto em Língua Portuguesa. Não espere encontrar dessa vez dados técnicos do anime, pois a intenção é comentar somente sobre o enredo da história.
Se você está lendo provavelmente você já deve conhecer a obra e sabe que a qualidade visual do anime é melhor do que a média que estamos acostumados. Então sem mais demora, vamos ao episódio 01.
Episódio 01: Para você daqui a 2000 anos. A queda de Zhiganshina Parte 1
A série anime tem uma sequencia de abertura impactante: O olhar desesperado de um garoto, os gansos voando com tranquilidade e PAM! Surge a nossa frente um gigante maior do que a muralha que protege a cidade. Depois temos uma perseguição de alguns cavaleiros que enfrentarão outro titã no meio da floresta. E daí começa a abertura.
No início do episódio, somos colocados algumas horas antes do ocorrido na sequencia inicial. Conseguimos entender que há 100 não aparece um gigante dentro das muralhas. Somos apresentados ao protagonista Eren, sua irmã Mikasa que estavam colhendo lenha. Ao voltarem para vila se encontram com Hannes, um soldado que está bêbado. Eren fica puto porque como pode um soldado naquelas condições defender a população caso apareça um gigante. A discussão acontece e Eren filosofa que se sente um animal em cativeiro dentro daquelas muralhas, sem poder sair e conhecer o mundo.
Os cavaleiros que lutavam na sequencia inicial retornam para a vila mas não do jeito que Eren esperava. Eles são a Equipe de Exploração que sai dos limites da muralha para matar os titãs a fim de que a humanidade possa aumentar seu domínio de terras. Entretanto, a recepção heroica acaba se tornando depressiva pois todos estão muito feridos, uma mãe chora a morte do filho e Eren se sente um pouco decepcionado (talvez? Não consigo encontrar palavra melhor).
Em casa, com a família reunida, Mikasa relata que Eren pretende entrar para a Equipe de Exploração o que deixa a mãe nervosa. O pai fala que não se pode lutar contra o desejo do ser humano. Prestes a sair em viagem ele diz ao filho que quando voltar vai mostrar o que tem dentro do porão da casa (que parece ser um lugar proibido para os filhos entrarem).
Na rua, Eren e Mikasa encontram Armin, um garoto loiro que também tem questionamentos sobre o papel da humanidade na luta contra os gigantes. Os três conversam quando ouvem um baralho de explosão. Ao chegarem em uma rua, olham em direção à muralha e voltamos então para a sequencia de abertura do episódio. Um titã com mais de 50 metros, maior do que a muralha, surge, da um chute na parede abrindo um buraco e permitindo a entrada de outros gigantes (menores).
Contudo, o chute do titã faz voar muitas pedras e uma delas acaba atingindo a casa de Eren e Mikasa e deixando a mãe presa nos escombros. Nesse momento, as crianças tentam salvar a mãe, mas um titã se aproxima. Hannes, o soldado bêbado do início do episódio surge para tentar salvar os três. Mas ao se deparar com o gigante fica amedrontado e volta para salvar apenas as crianças. Eren e Mikasa veem a mãe ser comida pelo titã e assim acaba o episódio.
Como primeiro episódio acho incrível como a execução do anime consegue criar um clima de tensão no ar (lá pra frente que bicho pega, não é mesmo kkk) , de que algo pode acontecer a qualquer momento (e que de vai mesmo). As músicas de fundo, com essa ar medieval, meio coral ajudam na construção do clima da história. Acho que a pergunta mais importante nesse episódio é "como surgiu um titã desses tamanho?" que até então é surpresa para os próprios moradores da vila.
Enfim, pela qualidade acima da média na animação, pelas características visuais mesmo, a série já mostrava no primeiro episódio que vinha mesmo para ser um marco na indústria japonesa. E com certeza a quantidade de pessoas atingidas ao redor do mundo reflete o sucesso que a série faz e que ainda mais agora se aproxima do fim. Fiquei meio nostálgico vendo esse primeiro episódio já que na época da exibição eu estava em um momento bom da minha vida.
Até o próximo episódio. Espero que o texto não fique tão grande quanto este. Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário